industrias (1)

O consultor da SGS Soluções, Marcel Cruz, explica como é possível diminuir o tempo de produção, aumentando a produtividade e ainda reduzindo custos.

A Consultoria em indústria visa observar as operações de acordo com o nicho, o ramo de operação. A consultoria industrial aumenta a produtividade da indústria, a partir de criação de controles e rotinas, avaliações de desempenho e etc.

“Geralmente, antes de imergir no negócio, o consultor tem uma breve ideia do que ele se trata, mas o tipo de negócio industrial do empreendedor é bem especifico, com operações especificas que devem ser melhor entendidas”, afirma Marcel Cruz.

Então, em toda consultoria, na área de operações industriais, o consultor começa com um entendimento das operações em geral. Ele observará a indústria primeiramente como um todo, para analisar o funcionamento inteiro dela, entrando no ambiente dela e observando a rotina de trabalho para saber como acontece a produção lá dentro.

A consultoria pode atuar em vários setores – logística, operações, processos, etc. Depois de observar o dia a dia e rotina da empresa, o consultor tenta atacar o problema da empresa, analisando os setores específicos e constatando em quais setores encontram-se os problemas que podem estar atrapalhando o funcionamento geral da empresa. Geralmente, o problema está na falta de controle dos processos.

“Dos problemas observados na empresa, aqueles que, se forem mudados, irão impactar mais fortemente no resultado da indústria, são os que devem ser priorizados.”, explica o consultor. Através de análises, o consultor oferece soluções que podem enxugar todo tempo de espera que não agrega valor na produção do produto para o cliente, por exemplo. Através de controle de tempo, de tarefas e etc, é possível otimizar o tempo de produção. “Uma consultoria que consegue estabelecer um controle de tarefas, com divisão de funções e responsabilidades, por exemplo, consegue fazer com que o tempo de produção seja reduzido”, afirma Marcel.

Dependendo do escopo do projeto, o consultor pode entregar sugestões de soluções dos problemas a partir de plano de ação, onde será dito como as operações devem ser realizadas para que sejam melhoradas. “Em alguns projetos, os consultores de fato já realizam a mudança, pelo menos no primeiro momento”, explica o consultor Marcel Cruz.

Os consultores vão até a indústria, mostram o que cada operação deve fazer, dando treinamento a eles e os supervisionando. Há, dentre esses treinamentos, o de novas funções, que podem ser estabelecidas pelos consultores para que a indústria funcione de uma forma melhor.

Quando você está inserido numa rotina de trabalho você acaba por não enxergar certo tipos de problemas, que são muito recorrentes em industrias. Quando o empresário abre as portas para a consultoria, esses problemas ficam muito mais evidentes. A consultoria tem um olhar amplo sobre os problemas e ao mesmo tempo especifico. “Baseados em experiências em diversos tipos de projetos, a consultoria consegue soluções que realmente poupam coisas preciosas para o empreendedor: tempo e gastos”, conclui Marcel, “isso traz redução de preço para os clientes finais e maior satisfação deles”.

Matéria por: Nathalia Pires
Marcel Cruz é Graduando em Engenharia de Produção pela UFRN, teve experiência em engenharia de Processos em uma planta de .processamento de cartas e encomendas do correio canadense em Calgary, Canadá, país onde estudou durante um ano Engenharia Industrial e Sistemas na University of Regina. Também atuou como auxiliar em Gestão financeira de Projeto de inovação, tendo o SENAI e a UFRN como parceiros. Foi consultor da Produtiva Júnior em projeto de construção civil, na área de qualidade das obras.
Outras Notícias