f1

Como cumprir suas tarefas e ficar em dia com seus compromissos?

Lucas Ferreira Peixoto, 23 de Março de 2015.

Muitas vezes pecamos em não concluir atividades do nosso dia por não sabermos administrar nosso tempo e tarefas. Nesse contexto o GTD (Get Things Done) pode ser a solução para este problema. O GTD  é uma metodologia voltada para resolução de tarefas e consequentemente organização de sua agenda, sua grande vantagem é a facilidade de controle de ações e de reimplementá-lo caso se perca o controle.

Primeiramente, tire de 10 a 15 minutos para colocar no papel todas suas ideias, tarefas e compromissos. Há a possibilidade de realizar ações para cumpri-las? Caso não, descarte! Feito isso separe suas ideias em: Tarefas que duram menos de dois minutos; Tarefas que podem ser delegadas ou dependem de outras pessoas; Ações que exigem uma lista de tarefas. Após essa divisão existem passos a serem tomados:

– Comece pelo mais simples, tarefas que podem ser delegadas ou dependem de outras pessoas. Não centralize, sempre que possível delegue atividades, contudo não esqueça de marcar em sua agenda datas e horários para realização do que foi acordado.

– Logo após parta para suas ações que exijam uma lista de tarefas, dividir em etapas torna mais fácil vislumbrar a duração de um projeto.

– Defina um grupo de tarefas que devem ser executadas em determinados ambientes: casa, trabalho, shopping e etc. Com isso, sua lista se torna mais eficiente e prática.

– A próxima etapa é perceber quais dessas ações exigem menos de dois minutos para serem executadas e execute-as! Você verá que após esse passo sua lista de tarefas reduzirá consideravelmente.

– Agora as tarefas que sobraram são as que exigem mais atenção, defina suas prioridades e execute-as, porém sem se preocupar com todas as obrigações que foram resolvidas anteriormente.

GTD

Após a realização destes passos será possível perceber como sua agenda estará mais enxuta e definida quanto a prioridades e necessidades de realização.

À primeira vista  parece  complicado organizar estas tarefas em listas, locais e prioridade, mas com a ajuda de aplicativos se torna fácil. Os aplicativos mais indicados para implementar o GTD e executá-lo são: OmniFocus, Evernote e Any.do. Todos são intuitivos e integrados com agenda de qualquer smartphone.

Vale salientar que o GTD é um método que exige atualização e revisão, caso contrário, o usuário se perde em meio às inúmeras tarefas de um dia. Mas caso isso aconteça lembre-se que uma das vantagens do GTD é sua fácil reimplementação.

*Lucas Peixoto é Graduando em Engenharia de Produção pela UFRN, atuou no movimento empresa júnior na Produtiva Júnior, empresa júnior do curso, primeiramente no papel de consultor e posteriormente no papel de Diretor.
Teve experiência profissional de dois anos no setor de compras e licitações da UFRN, atuando na pesquisa de preços para licitação, planejamento de compras da universidade, alocação de materiais e na formalização dos processos de licitação. Atuou em projetos de consultoria e cursou Industrial Engineering pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos. Os projetos de consultoria foram: hospitalar para o Hospital Universitário de Harvard e estatístico para a BMW.
Atualmente é Consultor da SGS Soluções na área de mapeamento de processos. Atua em atividades de definição de rotinas, modelagem de processos, estudo tempos e métodos, elaboração de manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) e realização de treinamentos.
Outras Notícias