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Dicas de mestre para não deixar o seu negócio virar “só mais um” no meio de tantos empreendimentos no mesmo ramo.

Camila Farias, 20 de Abril de 2015.

 

Aproveitar as oportunidades de um novo negócio é a essência de todo empreendedor. Apostar em um produto novo no mercado com crescente demanda é um atrativo para quem quer se destacar. No entanto, o que fazer ao perceber que todos tiveram a mesma ideia que você? Como sobreviver e destacar sua empresa em um ‘negócio da moda’?

Um exemplo bem atual da febre entre os empreendedores são as paletas mexicanas – picolés de fruta com recheio – que fizeram sucesso em todo o Brasil e a abertura de diversas paleterias. Hoje, franquias do produto vendem até 26 mil picolés por mês e requerem um investimento inicial a partir de R$ 260 mil reais.

Entretanto, sobreviver com um ‘negócio da moda’ não é tão simples assim. Segundo o SEBRAE, mais de 70% das micro e pequenas empresas no Brasil fecham em 5 anos após a inauguração. Nesse setor, perpetuam aqueles que conseguem criar diferenciais e encantar seus consumidores.

Abaixo damos dicas de como sobreviver e destacar sua empresa nesse mercado:

Invista no diferencial e na qualidade do seu produto

A qualidade dos produtos é fundamental para fidelizar a clientela e destacar sua marca, além disso, é necessário criar uma “experiência de consumo” para registrar seu diferencial. É preciso criar algo que diferencie o produto da concorrência. Qual a experiência que seu produto proporciona ao seu cliente?

Invista no ambiente e no serviço

Entre as formas de criar uma “experiência” de consumo para os clientes, está a criação de um ambiente aconchegante e com comodidades, além de uma boa qualidade do serviço. Isso atrairá a simpatia do cliente e aumentará as possibilidades de seu retorno à empresa.

Diversificação e atrativos são uma forma de fugir de armadilhas

É necessário ampliar o leque de produtos oferecidos para que as vendas não caiam em tempos difíceis, possibilitando uma regularidade no faturamento.

Apesar de ser um mercado de risco, apostar na febre de um ‘negócio da moda’ pode sim atravessar as barreiras da temporalidade e com um planejamento estratégico adequado se tornar um empreendimento de sucesso.

*Camila Farias é Representante Estadual da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e graduanda em Engenharia de Produção pela UFRN.Teve experiência profissional na maior líder mundial em peças automotivas, SKF Canadá – onde trabalhou nas áreas de operações, gestão da qualidade e melhoria continua, atuando diretamente no chão de fábrica. Através do programa Ciências sem Fronteiras, estudou por um ano Engenharia Industrial e de Sistemas na University of Regina, Canadá, na qual foi presidente da Organização internacional de estudantes brasileiros. Na UFRN foi membro do Núcleo Aplicado à Gestão & Inovação, trabalhando na elaboração de projetos.
Atualmente é Consultora da SGS Soluções nas áreas de otimização,logística e padronização de processos, para melhor desenvolvimento empresarial.
 
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