Clientes da SGS Soluções são destaque na Tribuna do Norte.

Ter o próprio negócio é o sonho de boa parte dos brasileiros. A última pesquisa da agência européia Eurobarometer, especializada em empreendedorismo, mostrou que 76% dos brasileiros gostariam de empreender. O número deixou os brasileiros somente atrás da Turquia quanto à vontade de ser o próprio chefe. Esse cenário, junto com a ascensão da classe C e a expansão do crédito no Brasil, que favorece o varejo, tem alavancado as buscas por oportunidades de negócios e franquias têm sido apontadas como opção para começar a empreender de uma forma simples e orientada. No sistema de franquia, o franqueador cede o direito de uso da sua marca e know-how, por exemplo. O franqueado paga em troca.

Empresários potiguares começaram a se preparar para a expansão de seus negócios através desse modelo. É o caso do Gourmet Burguer, rede de sanduíches e lanches rápidos que irá inaugurar a sua primeira franquia em Mossoró no mês de março e já conta com mais uma unidade em construção na Av. Abel Cabral, em Parnamirim. “Nosso negócio, que começou com um carrinho na Av. Eng. Roberto Freire, se mostra hoje lastreado sob um forte conceito de produto, o que nos permite expandir nacionalmente com facilidade”, contou José Newton, proprietário da marca.

Expansão
Outra marca potiguar em expansão é a rede de quiosques de frango frito Fritss – Best Hot Chicken, projetada para fácil instalação em áreas sobressalentes de postos de combustíveis. O modelo do negócio chamou a atenção de investidores cearenses e pernambucanos, onde o Fritss já negocia a instalação de suas próximas unidades. “Hoje temos 3 unidades abertas, a meta é estar com 10 quiosques operantes ainda em 2014”, conta o empresário Pedro Melo, responsável pela criação do conceito e operação dos quiosques e da franqueadora.

Aproveitando também o crescimento da busca por alimentação saudável, o restaurante Flor de Sálvia, hoje em operação na av. Afonso Pena, iniciou sua padronização para o modelo de franchising a partir dos constante questionamentos de clientes quanto a possibilidade de abertura de uma nova unidade em outras cidades e estados. “Entendemos que temos um produto diferenciado. Bastava aprender como replicar o nosso conceito sem perder a qualidade.” disse Marina Pantoja, cheff proprietária da marca que já olha para João Pessoa e Recife como cidades-alvo das próximas unidades.

Natal entrou também na rota de marcas internacionais que escolheram o modelo de franquias para inicio dos trabalhos no país, é o caso da Lifestyle – Kitchen Collection, quiosque de utensílios domésticos instalado no Natal Shopping. Logo a marca percebeu a necessidade e oportunidade de uma rápida expansão pelo Nordeste através do franchising.

“Nosso segundo e terceiro quiosque serão instalados em Recife, a cidade tem um alto mercado endereçado e complementará Natal como uma excelente vitrine para o resto do país”, citou o espanhol Juan Garcia, dono da marca.

Com matriz na avenida Prudente de Morais, em Natal, o Pittsburg conta com 14 franquias em funcionamento. Há lojas na capital potiguar, em Parnamirim, Campina Grande (PB), Mossoró, Aracajú (SE) e Maceió (AL). Segundo a empresa, outras oito franquias devem inaugurar ainda neste semestre fora do Estado. “O plano é chegar a todo o país”, diz a empresa.

Samuel Gondim, responsável pela linha de franquias da SGS Soluções, consultoria especializada em padronizações e otimização de processos, frisa que o mercado tende a continuar aquecido. “Muitos empreendedores estão procurando oportunidades de investimento”.

Outras Notícias