Logística_2

Entenda a consultoria em logística e como ela pode diminuir custos e aumentar a visibilidade da sua empresa, com ítalo Andrade, sócio consultor da SGS Soluções.

O sistema de logística de uma empresa ou indústria sempre foi visto como aquele sistema responsável por permitir que o produto certo esteja disponível para o cliente certo, no lugar correto e no momento certo. Esse sistema engloba atividades como as de transporte de mercadoria, armazenagem, entrega e etc, ou seja, é um sistema de gestão das atividades responsáveis por atender os requisitos citados acima.

Porém, foi observado, e concluído através de pesquisas, que simplesmente atender a esses requisitos do sistema de logística faz com que o preço do produto ou serviço final seja alto, devido aos custos nas operações do sistema. “Alguns estudos recentes da Associação Brasileira de Logística constatou que 30% do preço em média de um produto ou serviço no mercado, corresponde ao preço de logística, ou seja, aos valores gastos para tal produto ou serviço nas atividades do sistema logístico”, afirma o sócio consultor da SGS Soluções, ítalo Andrade.

A consultoria em logística, então, tem grande importância para a empresa ou indústria que quer mudar esse fato, diminuindo os custos de logística. A consultoria faz com que a distância entre produto e cliente seja encurtada, o tempo para entrega do produto conservado, toda a quantidade produzida seja distribuída e toda a variedade que o consumidor deseja seja atendida com os menores custos possíveis.

A consultoria pode acontecer em atividades específicas do sistema logístico, como no transporte, ou na armazenagem, mas a busca principal é trazer a eficiência em todas as áreas. O primeiro a se fazer ao realizar esse tipo de consultoria é analisar o desempenho na cadeia empresarial ou industrial inteira, para se ver em qual das áreas está o problema que afeta o todo. Alguns dos problemas encontrados estão em diferenças constantes entre estoque teórico e real, baixa eficiência da equipe de entrega e faltas constantes de produtos.

Depois de identificar os problemas, são procurados os motivos deles para que a consultoria possa trabalhar sobre eles, após isso, são sugeridas as modificações para anular esses motivos.

“Os produtos estão ficando cada vez mais iguais e recebemos cada vez mais produtos de todas as partes. Uma das maneiras de se diferenciar é tornar a entrega do produto mais eficiente.” Fala ítalo Andrade ao tratar da importância da consultoria em logística para as empresas. “Existem grandes marcas hoje que cresceram por causa da logística, como Coca-Cola e a marca de notebooks, Dell. A Coca-Cola só está em todo lugar que você possa visitar hoje por causa do sistema de logística que desde o início sempre foi bem trabalhado na empresa”, complementa ele.

O cliente final de empresas que contam com serviço de logística sempre tem vantagens em preço e disponibilidade, enquanto as empresas têm o estoque equilibrado, podendo controlar os custos com estoque e atender o cliente de acordo com suas necessidades dele.

Matéria por: Nathalia Pires
Ítalo Andrade é engenheiro de produção formado na UFRN e graduando em Ciências Atuariais, desde 2006 atua na gestão de processos e operações em empresas e desde 2008 em logística e cadeia de suprimentos. Ávido por análise de números e controle estatístico. Desde 2011 leciona no núcleo de gestão do Senai/RN, ano no qual fundou também o Grupo SGS, que busca inovar e fomentar negócios inovadores, especialmente na estado potiguar.
Outras Notícias