iso90012

Geraldo Alves, 6 de Abril de 2015.

CERTIFICAÇÃO ISO9001: NOVAS REGRAS A PARTIR DE 2015

Desde que foi criada em 1987, a ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, passa por revisões periódicas, conforme diretrizes da International Organization for Standartization (ISO), e a publicação da sua nova versão, a ISO9001:2015, está programada para setembro de 2015.

O escopo da nova versão da ISO 9001 permanece o mesmo. Na essência, a nova norma não será mudada, no entanto algumas alterações importantes vão ocorrer em requisitos específicos da norma. Uma das novas mudanças é a exigência de uma política de gestão de riscos mais rigorosas, a qual os riscos envolvidos no negócio precisarão ser monitorados em nível macro, por exemplo, em uma construtora será preciso criar ferramentas de gestão não só do processo da obra, mas também dos possíveis impactos que ela causará no entorno.

Outra mudança importante é o envolvimento direto da alta diretoria das empresas em questões ligada à qualidade, sendo exigida a participação direta dos altos executivos, não permitindo que escolham um técnico em qualidade com função gerencial e coloque-o como representante da direção.

Os objetivos chaves para a ISO9001:2015 será a sua atualização para refletir as práticas empresariais modernas, as mudanças do ambiente de negócios, o uso intensivo da tecnologia da informação e a nova terminologia dos negócios.

*Geraldo Alves é Técnico de Segurança do Trabalho e Graduando em Engenharia de Produção pela UFRN. Prestou assessoria, consultoria e auditorias em empresas de pequeno, médio e grande porte, implementando Sistemas de Gestão como NBR ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 e ferramentas e análise em segurança do trabalho e ergonomia.
Atualmente atua como consultor da SGS Soluções desenvolvendo projetos relacionados a melhoria de performance, mapeamento e otimização de processos, qualidade, saúde, meio ambiente e segurança do trabalho.
Outras Notícias